• Camisa Holanda 74
  • Camisa Corinthians 1969
  • Camisa Santos F.C. 1963
  • Camisa Palmeiras 74
  • Camisa São Paulo 71
  • Camisa Democracia Corinthiana 83
  • Camisa Palmeiras 87

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Lições do mestre Ambrósio


Pra quem gosta de nostalgia e bom futebol, nada como ter a oportunidade de conhecer um verdadeiro craque, e se esse craque for do tempo do futebol romãntico então, aí é um prato cheio.

Não só tive essa oportunidade, como joguei muito tempo com Adão Ambrósio, o Adãozinho do Corinthians da década de 70, falecido nesse ultimo domingo dia 12 de junho.

Homem de poucas palavras, Adãozinho era um cara retraído, mas quando gostava da pessoa era um excelente amigo e otima compania. Conheci o Adão no Clube do Mé, campo da várzea na ponte da Cidade Jardim, hoje transformado no Parque do Povo. Em pouco tempo de convívio Adão me chamou pra jogar com ele no Master do Corinthians e depois disso foram varios jogos pelo Corinthians, Aristocrata (detalhe: só eu de branco no time), seleção de masters e Clube do Mé.

Adãozinho era uma figuraça, apesar de paulistano, dava toda a pinta do malandro carioca, apaixonado pelo Salgueiro e com sotaques e gírias muito originais. Quando o cara era ruim de bola, ele virava pro lado e soltava: Pô, nesse time tem muito Stevie Wonder; quando tava muito calor ele dizia: Oh cumpadi, hoje num da não, o massarico tá aceso; outra boa, quando o cara era grosso e pedia desculpa por algum erro no jogo: Aê cumpadi, vai pedir desculpa até quando? Pega 10 e erra 11 !!! E tinham também as gírias pós jogo, dinheiro era papel numerado, beber uma cerveja era molhar a palavra, comer um churrasco era rebolar o queixo e na hora do pagode era o momento de lustrar a fivela, sensacional !!!

Por isso tudo posso me considerar um privilegiado, apesar do pouco tempo que convivemos, aprendi muito e escutei várias histórias de quem viveu os melhores anos do nosso futebol, descanse em paz Adãozinho e obrigado pelo legado.

Um comentário:

  1. Oi Helinho,

    Adorei !!!

    Conheci o Adãozinho de moleque.

    Eu morava na Pedro de Toledo e ele na Leandro Dupre, pertinho 2 quarteirões.

    Jogamos juntos nos campos / qudras ali por perto >> tinha um na rua estrada de israel perto do Adamus - não lembro o nome

    Tinha um outro cara o Joel que jogava muito - talvez até mais que ele - porém não foi para frente.

    Uma pena era um cara muito legal !!!

    Que descanse em paz !!!

    Abraços

    Varela

    ResponderExcluir