Obrigado à você Tahiti, por proporcionar tamanhas emoções ha muito esquecidas nesse esporte. Aquele que viría a se transformar no maior e mais popular esporte do planeta, o futebol, ha muito não nos oferecia esse turbilhão de sentimentos misturados como os que nos brindou a seleção tahitiana.
Muito longe de apenas torcer pelo mais fraco, o que moveu os tantos torcedores brasileiros a torcer entusiasticamente pelos tahitianos, foi justamente aquele sentimento de pureza e ingenuidade que o profissionalismo atual fez questão de extinguir. Em cada jogador da Ilha do Pacífico, na sua maioria amadores, professor, balconista, assistente social, desempregado... em cada um desses, o torcedor se identificava. Não havia nenhuma celebridade, nenhum pop-star ou capa de revista, apenas cidadãos comuns como nós torcedores, defendendo seu país com a maior boa vontade do mundo, como se fossem os mais profissionais do mundo !
Diga-se que não foram convidados a participar desse torneio, conquistaram a vaga ganhando a competição da Oceania, é claro que contra as potências futebolísticas do mundo, eles não teriam chances, mas nem por isso deixaram de lutar, sem em momento algum ultrapassar os limites do esporte, sem violência, sem apelação, sem malandragem. Por isso, somos nós que temos que agradecer à vocês do Tahiti, por terem nos brindado com aquilo que pensávamos não mais existir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário