• Camisa Holanda 74
  • Camisa Corinthians 1969
  • Camisa Santos F.C. 1963
  • Camisa Palmeiras 74
  • Camisa São Paulo 71
  • Camisa Democracia Corinthiana 83
  • Camisa Palmeiras 87

sexta-feira, 26 de março de 2010

Só pode ser brincadeira


Li com grande surpresa essa semana, a pesquisa feita pelos ingleses do "The Times", onde colocam Maradona á frente de Pelé em copas do mundo.Sería uma grande estupidez negar as virtudes de Dom Diego, excepcional jogador de futebol, fora de série realmente, não dá pra negar as qualidades do idolo argentino, que foi o maior do mundo disparado no seu tempo. Só que compara-lo á Pelé chega a ser um absurdo, ainda mais se essa comparação for feita com relação ás copas do mundo.

É bom que se diga que o gol marcado por Maradona na copa de 86 no México, foi sem dúvida o mais belo de todas as copas, mas ainda assim isso não sería suficiente pra superar sua Majestade, o Rei. Pelé disputou 4 copas do mundo ganhando 3, em sua primeira copa em 58, tinha apenas 17 anos e foi um dos protagonistas,dando um verdadeiro show nas partidas finais. Maradona também disputou 4 copas, mas levou só uma, sendo que em duas delas, 82 e 94, sua participação foi melancólica, em 82 foi eliminado pelo Brasil e expulso no mesmo jogo por um pontapé na barriga do volante Baptista e em 94 foi flagrado no dopping.

Na copa de 70 o Brasil se tornou tri campeão e Pelé teve atuação soberba. Só nessa copa Pelé protagonizou lances históricos que estão em nossa memória até hoje. Logo na estréia, quase meteu um golaço do meio campo contra a então Tchecoslováckia, para o desespero do goleiro que estava adiantado. No mesmo jogo foi autor de um golaço matando no peito e trocando de pé. Fora os gols que ainda faría, teve também a cabeçada perfeita contra a Iglaterra, naquela que foi considerada a maior defesa em copas de todos os tempos pelo grande Gordon Banks. No jogo contra o Uruguai só não fez chover, pegou de primeira um tiro de meta mal batido pelo goleiro que desesperado voltou á tempo pra fazer a defesa, logo em seguida aplicaría um drible em Mazurkievski sem a bola, passando de um lado e pegando do outro, que passa na tv até hoje, 40 anos depois. Finalizou a copa com um golaço de cabeça contra a Italia e mais duas assistencias nos ultimos 3 gols. E digo isso, sem mencionar que Pelé viveu e atuou na época do radio e do video-tape, pois não havia a transmissão direta pela tv, só introduzida pela primeira vez na copa de 70, enquanto o argentino viveu a época das transmissões diretas e dos replays de todos os angulos. Realmente esses ingleses são uns bricalhões, pois basta dizer que antes Dele, 10 éra apenas um numero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário