• Camisa Holanda 74
  • Camisa Corinthians 1969
  • Camisa Santos F.C. 1963
  • Camisa Palmeiras 74
  • Camisa São Paulo 71
  • Camisa Democracia Corinthiana 83
  • Camisa Palmeiras 87

terça-feira, 23 de novembro de 2010

De onde veio o gandula ?


Foto: Museu Boquense

Gandula: Pessoa responsável por pegar a bola quando essa sai de campo em uma partida de futebol. Mas porque o nome Gandula?

A origem do nome brasileiro também é antiga e curiosa: em 1939, o Vasco da Gama, clube brasileiro do Rio de Janeiro, trouxe da Argentina um atacante chamado Bernardo Gandulla. Ele nunca se adaptou ao modo de jogar do time e não chegou a ser escalado. Tentando mostrar utilidade para o grupo, Gandula corria atrás da bola para devolvê-la, quando ela saía do campo. Uma nobre característica sua era buscar as bolas não apenas para seu time como também para o adversário, demonstrando uma das primeiras e mais bonitas manifestações do fair play. Sua atitude ganhou a simpatia da torcida e após seu retorno para a Argentina, seu nome passou a ser referência para os que apanham as bolas que saem do campo.

Um comentário:

  1. Como Ex- Gandula !

    Fica aqui o meu apreço e minha eterna gratidão ao Senhor Bernardo Gandulla.

    - O fato é que a gentileza iniciada por ele deu origem a uma forma muito especial de contribuir com o jogo em si e também de poder ver de maneira privilegiada a uma partida de futebol .
    No meu caso, eu “ Gandulava” atrás do gol oposto a saída dos jogadores no Morumbi, e é exatamente por isso que lembro-me de detalhes inenarráveis, por vezes, a dois metros de mim. Como por exemplo: O Gol do Juiz " José De Assis Aragão" Na partida entre Santos e Palmeiras – Do Gol de Chulapa contra o Corithians na final do Paulista 84 – Da Gaviões vibrando com o golaço do Dr. Sócrates contra o meu Santos – De quanto o Maradona realmente era bom de bola – E Zico o mais humilde craque que conversei; Claro, depois e tão somente de Eduardo Amorin, ex ponta esquerda do Corithians.


    Portanto, reitero aqui a minha sincera gratidão ao senhor Bernardo e esteja onde ele estiver que o nosso Criador o abençoe.

    Gracias Don Gandulla - Muchas Gracias De Verdad...

    Super Abraço – Terra.

    ResponderExcluir