Como sempre amei o futebol, minha infancia foi marcada por um detalhe pitoresco. Nas idas ao cinema nas tardes de sabado ou domingo, a parte mais emocionante do filme sempre foi antes dele começar, exatamente durante as exibições dos trailers que antecediam a atração principal. Com a sua musica marcante (Que bonito é), e uma narrativa direta, quase sempre feita por Cid Moreira, o Canal 100 éra sem dúvida a parte mais legal de uma sessão de cinema.
Aquela camera que não era nem lenta e nem rápida, os closes que a tv convencional da época não oferecia, nos levavam numa viagem quase lado a lado com nossos ídolos, mostrando detalhes e lances que jamais imaginavamos ver um dia numa tv, isso sem falar nas dimensões da tela, éra como ver o jogo de dentro do campo, simplesmente sensacional!
O Canal 100 foi um famoso cine-jornal brasileiro.
Fundado em 1957 por Carlos Niemeyer, inicialmente com o nome "Lider Cinematográfica", funcionou até 2000. Com sede no Rio de Janeiro, o cine-jornal era exibido semanalmente por todo o Brasil e realizava sobretudo documentários cinematográficos de eventos importantes do país e do futebol.
Tornou-se muito conhecido pela qualidade da filmagem dos jogos de futebol com uma visão documental e uma narrativa dramática. Teve um cinegrafista particularmente famoso, o Francisco Torturra. De seu acervo foram realizados vários filmes de longa metragem, como Brasil Bom de Bola e Futebol Total.
Reparem no camisa 6 do Flamengo quando ele consola o goleiro Renato que acabara de tomar um gol, e depois, já com a faixa de campeão, é o nosso querido Luxemburgo nos tempos de lateral do time rubro-negro, ISSO É POJETO TA XERTO ???
quinta-feira, 7 de outubro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário